segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comidinha do bem


E aí, comadre? Já se aventurou na quinua?

Esse grão já não é nenhuma novidade, mas ainda tem muita gente que não conhece. Hoje, introduzi a quinua na nossa alimentação. Fiz uma receita prá lá de básica (só cozida com água e sal, tipo arroz mesmo), que era prá poder experimentar o sabor e a textura da dita cuja e, vou te dizer, gostei bastante. O Nick não foi muito com a cara dela... então, na próxima oportunidade ela vai pintar no prato dele em uma versão mais camuflada (tipo bolinho de "arroz" ou algo do tipo... hehehe).

O fato é que esse menino não é chegado em carnes também (já deu prá ver que a ferinha é uma "dificuldade" em matéria de comida, né?), então vivo testando produtos que possam suprir a necessidade de proteína. Soja (que já pinta em forma de granola há um tempo) e quinua vão me ajudar nessa batalha... hehehehe



Vão aí umas palavrinhas que catei no blog do Ronaldo Rossi:


Os incas consideravam uma planta sagrada; a NASA utilizou para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), classifica como um dos poucos vegetais completos para a alimentação humana, por apresentar um equilíbrio na quantidade de aminoácidos adequado à esse fim.

Acredita-de que a quinua ou quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) era cultivada no altiplano boliviano pelo menos 4000 anos antes da chegada de Colombo na América.

Produzida comercialmente há pouco tempo e tendo como principais produtores o Peru e a Bolívia.

Encontrada em diversas versões: grãos, flocos, farinha e até macarrão, a quinua pode ser explorada em várias receitas. As sementes podem ter o dobro da quantidade de proteínas da maioria dos vegetais, contêm cerca de 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E; é rica também em ferro, fósforo e cálcio.

Para consumir o grão, coloque-o em uma panela com água fervente e sal e deixe por cerca de 15 minutos, os grãos praticamente triplicarão de volume, peneire e conserve em geladeira por até 3 dias. Utilize em cozidos, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria os grãos de trigo ou mesmo o seu farelo, fazendo um quibe com quinua, por exemplo.

Os flocos são usados como os flocos de aveia, acompanhando frutas e vitaminas, a farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada até mesmo para base de pão ou macarrão.
Não contém glúten e pode ser consumido por celíacos.

Tabela nutricional por 100 g do grão cru
Calorias 347
Gorduras totais 5,7 g
Fibras 5 g
Proteínas 15 g
Carboidrato 60 g
Cálcio 112 mg
Magnésio 204 mg
Ferro 9,5 mg
Vitamina C 3 mg
Vitamina E 4 mg

Nenhum comentário: