sábado, 7 de março de 2009

Da origem...

A Dança do Ventre teve origem no culto a deusa-mãe, onde eram utilizados movimentos graciosos representando posições de animais, deuses, imagens cosmológicas do Sol e da Lua e os elementos da Natureza. Os povos antigos, ao realizarem seus ritos sagrados, consideravam corpo, mente, prazer sensual e oração como constituindo uma unidade - não se diferenciavam, pois o corpo tinha uma conotação sagrada, como no Tantra indiano.

Através desta arte milenar de origem egípcia, as dançarinas também buscavam uma integração com o Universo.

Extraía-se da Dança do Ventre mais que uma belíssima coreografia visual. As sacerdotisas ofereciam através da dança flores de lótus, incensos e essências a fim de obterem beleza, sensualidade, fertilidade e reprodução.


Os movimentos ondulantes de todas as partes do corpo exercitam os músculos, especialmente das pernas e do ventre, melhorando a estética e preparando para o parto. Força, resistência e flexibilidade surgem naturalmente.



Pode-se também dizer que a Dança do Ventre é uma técnica de relax, pois promove a elasticidade dos músculos desativando neles possíveis tensões acumuladas. O ritmo da percussão induz na dançarina uma espécie de transe, liberando pensamentos, tranqüilizando a mente, aumentando a atenção, a concentração e a percepção - o mundo externo passa a ser totalmente ignorado; a dançarina mergulha em si mesma.

A nível emocional dissolve inseguranças, tensões e bloqueios emocionais, e desenvolve a criatividade e auto-estima.

Tal como o Tantra indiano, a Dança do Ventre busca a espiritualidade através da sensualidade, nada tendo esta de vergonhoso ou censurável. Nesta Dança Sagrada, o ventre é mantido descoberto para captar a energia do Sol, que simboliza a força masculina da natureza, enquanto o ventre representa o elemento feminino.


Bom, agora uma piadinha porque ninguém é de ferro, né? Dizem que a dança modela o corpo! Será que fica assim???? hahahahaha Aii, que "meda"!!!!

Um comentário:

Lúcia Brito disse...

Oláááá!
Eu adoro dança do ventre desde sempre. Nessa vida já fiz umas poucas aulas, e sempre penso em estudar a sério. Mas haja tempo...
Quem sabe esse ano?
Beijo.