segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Todos os dias a gente recebe a oportunidade de aprender a ser gente, aprender a ser um pouquinho melhor... é difícil? éééé, com certeza, mas nem tanto!

Hoje, pela manhã, pela "enésima" vez durante esses últimos cinco anos que o Nick estuda na mesma escola, uma caminhonete Grandis furou a fila de carros que se forma para o desembarque dos alunos. O filho desce calmamente e, na passada, lança beijos e acenos, debochando dos motoristas que protestaram contra o "furo".

Nessas horas, eu fico pensando que são essas mesmas pessoas que, ontem durante o Fantástico, ficaram criticando os políticos que viajam com o dinheiro público ou os que desviam-no para suas próprias contas correntes.



Será que não percebem que são tão corruptas quanto aqueles que elas criticam? Ou pensam que só se entende por "corrupção" os atos em que os bolsos se enchem de dinheiro?

Corrupção é furar a fila (seja na escola, no banco, no supermercado). Corrupção é perceber que recebeu o troco errado e não devolver. Corrupção é observar que alguém esqueceu um objeto e, ao invés de levá-lo à sessão de "achados e perdidos", colocar na sua própria bolsa!!

Somos todos corruptos! E o pior, achamos que somos muuuuito espertos porque ganhamos uns minutos na fila ou porque tiramos uns trocados dos outros! OMG... que caminho longo ainda temos pela frente!

Pior é quando eu vejo alguém saindo, por exemplo, com o troco que lhe foi dado a mais e dizendo: "Não, não vou devolver, é bom prá ela (a caixa) aprender!"

Será que não percebe que a lição não era prá caixa e sim, prá ela mesma (a que levou o dinheiro)? Será que não se dá conta que são essas pequenas provinhas diárias que nos dão a oportunidade de crescer!!

Pronto, comadre, já desabafei!!!

Nenhum comentário: